PROVAS ANTERIORES
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
1. Manifestações
Corporais
1.1. Esportes e práticas
corporais: contextualização histórica e social e as aplicações técnico-táticos
das modalidades esportivas e as adaptações para diferentes públicos
desenvolvidas em contexto de atividade física e saúde, como exercícios
aeróbicos, de força, alongamento, orientais e holísticas.
1.2. Práticas corporais de
aventura: urbanas e na natureza e suas potencialidades no mundo e no contexto
nacional e cearense.
1.3. Brincadeiras e jogos:
competição e cooperação; folclore e cultura popular; jogos eletrônicos; brincar
e brinquedo; jogos pré-desportivos.
1.4. Ginásticas: condicionamento
físico e conscientização corporal e seus conceitos, história, características e
tipos.
1.5. Dança e expressão corporal:
urbanas e de salão e suas relações com a arte, estética, competições, teatro, folclore
e cultura brasileira e cearense.
1.6. Lutas e esportes de combate:
lutas do Brasil, lutas do Mundo e lutas no Ceará.
2. Saúde
2.1. Conceitos e relações em
atividade física e saúde: atividade física, exercício físico, aptidão física,
hábitos saudáveis, estilos de vida ativo, comportamento sedentário, treinamento
desportivo e qualidade de vida.
2.2. Exercício físico na
prevenção e tratamento de patologias: sedentarismo, doenças hipocinéticas,
doenças crônicas e agravos não transmissíveis, grupos especiais (diabéticos,
idosos, gestantes, problemas articulares e hipertensos), primeiros socorros e
lesões.
2.3. Aptidão física relacionada à
saúde: componentes, aplicações e avaliação.
2.4. Desempenho e comportamento:
transtornos alimentares, distúrbios de imagem corporal, drogas e doping,
substâncias químicas e doenças
psicossomáticas.
3. Sociedade
3.1. Práticas corporais no Ceará:
aspectos históricos, sociais, geográficos, políticos, econômicos e culturais.
3.2. Políticas públicas: promoção
da saúde, esporte e lazer e espaços adaptados para a prática de atividades
físicas e desporto.
3.3. Padrões de beleza e
diversidade: étnico-racial, de gênero, de pessoas com necessidades especiais e
a corpolatria; mídia e consumo.
2021.1 2020.2 2020.1 (Vestibulares com Educação Física) 2019.2 e anteriores (Sem EF).
Nenhum comentário:
Postar um comentário