ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
GERARDO CRISTINO DE MENEZES
Rua José Walter Pinto, SN, Coreaú-Ceará - INEP: 23277980 CNPJ: 07.954.514/0850-15
e-mail: ep.gerardomenezes@escola.ce.gov.br.
@epgerardocristino
📚 ✔️🟢 🟡CURSO: ELETROTÉCNICA
📚 ✔️🟢 🟡DISCIPLINA: FÍSICA
📚 ✔️🟢 🟡PROFESSOR: RANIERE
MATRIZ DE REFERÊNCIA ENEM
EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)
I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricogeográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Matriz de Referência de Ciência da Natureza - Física
📚Competência 1
Compreender
as Ciências Naturais e as tecnologias a elas associadas como
construções humanas, percebendo seus papeis nos processos de
produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
📌H1:
Reconhecer característica ou propriedades de fenômenos ondulatórios
ou oscilatórios, relacionando-as a seus usos em diferentes
contextos.
📌H2:
Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde
ou outro, com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do
tempo ou em diferentes culturas.
📌H3:
Confrontar interpretações científicas com interpretações
baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.
📌H4:
Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a
qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação
ou utilização sustentável da biodiversidade.
📚Competência
2
Identificar
a presença e aplicar as tecnologias associadas as Ciências Naturais
em diferentes contextos.
📌H5:
Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.
📌H6:
Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou
utilização de aparelhos ou sistemas tecnológicos de uso comum.
📌H7:
Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a
comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do
consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.
📚Competência
3
Associar
intervenções que resultam em degradação ou conservação
ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações
científico-tecnológicos.
📌H8:
Identificar etapas em processos de obtenção, transformação,
utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou
matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou
físicos neles envolvidos.
📌H12:
Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades
sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
📚1ª SÉRIE
📌ENEM 2009
🟢ATIVIDADE 1 🟢ATIVIDADE 2 🟢ATIVIDADE 3
📌ENEM 2010
🟢ATIVIDADE 1 🟢ATIVIDADE 2 🟢ATIVIDADE 3
📌ENEM 2011
🟢ATIVIDADE 1 🟢ATIVIDADE 2 🟢ATIVIDADE 3
📌ENEM 2012
🟢ATIVIDADE 1 🟢ATIVIDADE 2 🟢ATIVIDADE 3
📚2ª SÉRIE
📌ENEM 2013
🟢ATIVIDADE 1 🟢ATIVIDADE 2 🟢ATIVIDADE 3
📌ENEM 2014
🟢ATIVIDADE 1 🟢ATIVIDADE 2 🟢ATIVIDADE 3
📌ENEM 2015
🟢ATIVIDADE 1 🟢ATIVIDADE 2 🟢ATIVIDADE 3
📌ENEM 2016
🟢ATIVIDADE 1 🟢ATIVIDADE 2 🟢ATIVIDADE 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário