Páginas

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Foco no Enem

UECE

 PROVAS ANTERIORES

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

1. Manifestações Corporais

1.1. Esportes e práticas corporais: contextualização histórica e social e as aplicações técnico-táticos das modalidades esportivas e as adaptações para diferentes públicos desenvolvidas em contexto de atividade física e saúde, como exercícios aeróbicos, de força, alongamento, orientais e holísticas.

1.2. Práticas corporais de aventura: urbanas e na natureza e suas potencialidades no mundo e no contexto nacional e cearense.

1.3. Brincadeiras e jogos: competição e cooperação; folclore e cultura popular; jogos eletrônicos; brincar e brinquedo; jogos pré-desportivos.

1.4. Ginásticas: condicionamento físico e conscientização corporal e seus conceitos, história, características e tipos.

1.5. Dança e expressão corporal: urbanas e de salão e suas relações com a arte, estética, competições, teatro, folclore e cultura brasileira e cearense.

1.6. Lutas e esportes de combate: lutas do Brasil, lutas do Mundo e lutas no Ceará.

2. Saúde

2.1. Conceitos e relações em atividade física e saúde: atividade física, exercício físico, aptidão física, hábitos saudáveis, estilos de vida ativo, comportamento sedentário, treinamento desportivo e qualidade de vida.

2.2. Exercício físico na prevenção e tratamento de patologias: sedentarismo, doenças hipocinéticas, doenças crônicas e agravos não transmissíveis, grupos especiais (diabéticos, idosos, gestantes, problemas articulares e hipertensos), primeiros socorros e lesões.

2.3. Aptidão física relacionada à saúde: componentes, aplicações e avaliação.

2.4. Desempenho e comportamento: transtornos alimentares, distúrbios de imagem corporal, drogas e doping,

substâncias químicas e doenças psicossomáticas.

3. Sociedade

3.1. Práticas corporais no Ceará: aspectos históricos, sociais, geográficos, políticos, econômicos e culturais.

3.2. Políticas públicas: promoção da saúde, esporte e lazer e espaços adaptados para a prática de atividades físicas e desporto.

3.3. Padrões de beleza e diversidade: étnico-racial, de gênero, de pessoas com necessidades especiais e a corpolatria; mídia e consumo.


VESTIBULARES DA UECE

2021.1    2020.2    2020.1 (Vestibulares com Educação Física) 2019.2  e anteriores (Sem EF).









Nenhum comentário:

Postar um comentário