Páginas

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Foco no Enem

FÍSICA PARA CABRA MACHO

 ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
GERARDO   CRISTINO   DE   MENEZES
Rua José Walter Pinto, SN, Coreaú-Ceará - INEP: 23277980 CNPJ: 07.954.514/0850-15
e-mail: ep.gerardomenezes@escola.ce.gov.br.
@epgerardocristino


📚 ✔️🟢 🟡CURSO: ELETROTÉCNICA
📚 ✔️🟢 🟡DISCIPLINA: FÍSICA
📚 ✔️🟢 🟡PROFESSOR: RANIERE


MATRIZ DE REFERÊNCIA ENEM

EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) 

I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. 

II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricogeográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. 
III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. 
IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. 
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Matriz de Referência de Ciência da Natureza - Física

📚Competência 1
Compreender as Ciências Naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papeis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

📌H1: Reconhecer característica ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-as a seus usos em diferentes contextos.
📌H2: Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.
📌H3: Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.
📌H4: Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.

📚Competência 2
Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas as Ciências Naturais em diferentes contextos.

📌H5: Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.
📌H6: Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos ou sistemas tecnológicos de uso comum.
📌H7: Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.

📚Competência 3
Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.

📌H8: Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.
📌H12: Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.



📚1ª SÉRIE

📌ENEM 2009    
🟢ATIVIDADE 1   🟢ATIVIDADE 2   🟢ATIVIDADE 3   

📌ENEM 2010    
🟢ATIVIDADE 1   🟢ATIVIDADE 2   🟢ATIVIDADE 3  

📌ENEM 2011    
🟢ATIVIDADE 1   🟢ATIVIDADE 2   🟢ATIVIDADE 3   

📌ENEM 2012    
🟢ATIVIDADE 1   🟢ATIVIDADE 2   🟢ATIVIDADE 3  



📚2ª SÉRIE

📌ENEM 2013    
🟢ATIVIDADE 1   🟢ATIVIDADE 2   🟢ATIVIDADE 3   

📌ENEM 2014    
🟢ATIVIDADE 1   🟢ATIVIDADE 2   🟢ATIVIDADE 3  

📌ENEM 2015    
🟢ATIVIDADE 1   🟢ATIVIDADE 2   🟢ATIVIDADE 3   

📌ENEM 2016    
🟢ATIVIDADE 1   🟢ATIVIDADE 2   🟢ATIVIDADE 3  















Nenhum comentário:

Postar um comentário